Vamos juntos desvendar as práticas que fazem a diferença na escola pública!

Nós sabemos que são muitos os desafios que você, educador da rede pública de ensino, encara nos Anos Finais do Ensino Fundamental.


Por isso, convidamos grandes autores e especialistas para compartilhar experiências e ajudar a lidar com as mudanças típicas dessa faixa etária, além de superar possíveis defasagens advindas dos tempos de pandemia e isolamento social.


Vamos nessa?

Inscreva-se

REVEJA NOSSAS LIVES

BNCC e a educação geográfica: como colocar em prática

• Sérgio Adas é bacharel e licenciado em Filosofia (FFLCH-USP e FE-USP), Doutor em Geografia Humana (FFLCH-USP) e Pós-doutorado em Educação (FE-USP), Sérgio é autor e co-autor da coleção Expedições Geográficas.






ASSISTA

Língua Portuguesa nos Anos Finais: o que é preciso para uma boa aula?

• Shirley Goulart é mestre em Linguística Aplicada, especialista em Literatura pela PUC-SP e co-autora da coleção Novo Singular & Plural.


Marisa Balthasar é doutora em Letras pela USP, formadora em programas de formação docente continuada, consultora em programas de educação integral, professora no ensino superior e co-autora da coleção Novo Singular & Plural.


ASSISTA

Como ser educador em uma era de incertezas?



• António Nóvoa é Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e titular de uma Cátedra UNESCO sobre os futuros da educação. António é, também, autor de obras sobre educação, formação de professores e políticas educativas.







ASSISTA

Se Liga! Multiletramentos e os gêneros textuais para a cultura jovem

• Wilton Ormundo possui bacharelado, licenciatura e mestrado em Literatura Brasileira pela USP. Atualmente, é diretor pedagógico e professor da Escola Móbile (SP) e autor da coleção Se liga na Língua pela Editora Moderna.





ASSISTA

Matemática nos Anos Finais: é hora de superar as defasagens

• Lilian Teixeira é doutora em Ensino de CIências e Educação Matemática pela UEL. Com especialização em Educação Especial, atua como editora de livros didáticos na área de Matemática, entre elas da coleção SuperAção Matemática.






ASSISTA

Competências socioemocionais para combater a violência

• Danila Zambianco é doutoranda e mestra em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP.Especialista em Gestão Escolar, Relações Interpessoais na Escola e a Construção da Autonomia Moral e Formação Docente para Ensino Superior. Atualmente promove o desenvolvimento de convivência ética na educação pública e privada brasileira.

ASSISTA

Cotidiano e Ciências da Natureza: novas tendências


• Eduardo Canto é doutor em Ciências pelo Instituto de Química da Unicamp, professor e autor de livros didáticos e paradidáticos, entre eles o Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano.


Luiza Canto é bacharela e licenciada em Ciências biológicas pela Unicamp, professora e autora de livros didáticos, entre eles a coleção Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano.


Laura Canto é licenciada em Física pela Unicamp, professora e co-autora da coleção Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano

ASSISTA

Vozes plurais: mulheres, indígenas e afrobrasileiros na História

• Felipe Vieira  é doutor, mestre e licenciado em História pela Unicamp. Possui experiência na área de ensino e pesquisa em História e também na produção de livros didáticos. É professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). É co-autor da coleção Viver História com Leandro Karnal.










ASSISTA

BNCC em foco: como colocar em prática o pensamento computacional

• Julci Rocha  é doutoranda em Tecnologias da Inteligência e Design Digital e mestre em Educação: Currículo pela PUC/SP, pós-graduada em gestão educacional, design educacional e educação inovadora. Foi professora da educação básica e hoje atua no ensino superior. É Especialista em currículos inovadores, aprendizagem centrada no estudante e integração de tecnologias digitais, além de diretora da Redesenho Edu.



ASSISTA

Presente, Passado e Futuro: práticas em sala para formar jovens conscientes

• Gilberto Cotrim  é historiador graduado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e licenciado pela Faculdade de Educação da USP. É advogado inscrito na OAB-SP. Defendeu Mestrado em Educação e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Cursou filosofia na PUC-SP.

Foi presidente da Associação Brasileira dos Autores de Livro Educativo (ABRALE) e autor de diversos livros, entre eles, a coleção Expedições da História.








ASSISTA

Língua Inglesa como aliada da cultura para a paz



Eduardo Amos é formado na Escola de Comunicações e Artes da USP e graduado na Faculdade de Educação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi professor e atua como autor de livros paradidáticos e didáticos, entre eles, a coleção Peacemakers.


Renata Condi é doutora e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, pela PUC-SP. É professora, coordenadora e assessora em diferentes segmentos educacionais, além de autora e tradutora de diversas obras. É co-autora da coleção Peacemakers.








ASSISTA

É hora de superação: elementos de recomposição

Solange Petrosino é diretora acadêmica da Santillana Educação, graduada em Biologia e Pedagogia, com especialização em Saúde Pública com ênfase em educação, extensão universitária em Formação de professores e pós-graduada pela Faculdade de Saúde Pública da USP.


Carina Escabora é mestre em Educação e Currículo, especialista em AEE (Atendimento Educacional Especializado), Psicopedagoga e Pedagoga. Vencedora dos prêmios: giz de ouro - 2011 e Professores do Brasil 2012. Atuou como professora, coordenadora e assessora pedagógica. Hoje atua no departamento pedagógico da Editora Moderna




ASSISTA

Se liga! Estratégias reais para o ensino de Inglês na escola pública

• Luciana Freitas é docente da Faculdade de Educação da UFF.  Lidera o Grupo de Pesquisa Discurso e Educação Linguística - DELIN. É autora de artigos e capítulos de livros, organizadora de obras acadêmicas e co-autora de obras didáticas, entre elas, a coleção Se liga na Língua Inglesa.


Elzimar Costa é doutora em Letras Neolainas pela UFRJ e atua como professora titular na Faculdade de Letras da UFMG. Desenvolve projetos na área de Linguística Aplicada, com pesquisas e publicações relacionadas à formação de professores, à leitura, ao letramento crítico e à avaliação e produção de obras didáticas.

ASSISTA

Se Liga! Práticas para desenvolver a pluralidade artística em sala de aula

Luiz Pimentel é mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Bacharel em Artes Cênicas, ator, dramaturgo, pesquisador e professor. É co-autor da coleção Se liga na Arte.


•Camila Bronizeski é Artista e professora de dança, em formação no Método Rolf de Integração Estrutural pela ISSI. Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela UFBA, bacharel em Dança pela Unicamp e licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela Unesp. Atuou como professora de Artes, como professora de dança e coordenadora artístico-pedagógica. Atualmente, é docente do curso Técnico em Dança da ETEC de Artes/CPS-SP.

ASSISTA

Educação inclusiva: Ampliar o repertório para não deixar ninguém de fora

• Liliane Garcez é mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP, psicóloga e administradora pública. Trabalhou em projetos internacionais para Unesco, Banco Mundial e Unicef. Desenvolve assessorias, consultorias e formação continuada em redes de ensino. É articulista da revista Educatrix.










ASSISTA

Quer saber mais? Siga as redes sociais da Moderna.