Nós sabemos que são muitos os desafios que você, educador da rede pública de ensino, encara nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Por isso, convidamos grandes autores e especialistas para compartilhar experiências e ajudar a lidar com as mudanças típicas dessa faixa etária, além de superar possíveis defasagens advindas dos tempos de pandemia e isolamento social.
Vamos nessa?
• Sérgio Adas é bacharel e licenciado em Filosofia (FFLCH-USP e FE-USP), Doutor em Geografia Humana (FFLCH-USP) e Pós-doutorado em Educação (FE-USP), Sérgio é autor e co-autor da coleção Expedições Geográficas.
• Shirley Goulart é mestre em Linguística Aplicada, especialista em Literatura pela PUC-SP e co-autora da coleção Novo Singular & Plural.
• Marisa Balthasar é doutora em Letras pela USP, formadora em programas de formação docente continuada, consultora em programas de educação integral, professora no ensino superior e co-autora da coleção Novo Singular & Plural.
• António Nóvoa é Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e titular de uma Cátedra UNESCO sobre os futuros da educação. António é, também, autor de obras sobre educação, formação de professores e políticas educativas.
• Wilton Ormundo possui bacharelado, licenciatura e mestrado em Literatura Brasileira pela USP. Atualmente, é diretor pedagógico e professor da Escola Móbile (SP) e autor da coleção Se liga na Língua pela Editora Moderna.
• Lilian Teixeira é doutora em Ensino de CIências e Educação Matemática pela UEL. Com especialização em Educação Especial, atua como editora de livros didáticos na área de Matemática, entre elas da coleção SuperAção Matemática.
• Danila Zambianco é doutoranda e mestra em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP.Especialista em Gestão Escolar, Relações Interpessoais na Escola e a Construção da Autonomia Moral e Formação Docente para Ensino Superior. Atualmente promove o desenvolvimento de convivência ética na educação pública e privada brasileira.
• Eduardo Canto é doutor em Ciências pelo Instituto de Química da Unicamp, professor e autor de livros didáticos e paradidáticos, entre eles o Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano.
• Luiza Canto é bacharela e licenciada em Ciências biológicas pela Unicamp, professora e autora de livros didáticos, entre eles a coleção Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano.
• Laura Canto é licenciada em Física pela Unicamp, professora e co-autora da coleção Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano
• Felipe Vieira é doutor, mestre e licenciado em História pela Unicamp. Possui experiência na área de ensino e pesquisa em História e também na produção de livros didáticos. É professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). É co-autor da coleção Viver História com Leandro Karnal.
• Julci Rocha é doutoranda em Tecnologias da Inteligência e Design Digital e mestre em Educação: Currículo pela PUC/SP, pós-graduada em gestão educacional, design educacional e educação inovadora. Foi professora da educação básica e hoje atua no ensino superior. É Especialista em currículos inovadores, aprendizagem centrada no estudante e integração de tecnologias digitais, além de diretora da Redesenho Edu.
• Gilberto Cotrim é historiador graduado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e licenciado pela Faculdade de Educação da USP. É advogado inscrito na OAB-SP. Defendeu Mestrado em Educação e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Cursou filosofia na PUC-SP.
Foi presidente da Associação Brasileira dos Autores de Livro Educativo (ABRALE) e autor de diversos livros, entre eles, a coleção Expedições da História.
• Eduardo Amos é formado na Escola de Comunicações e Artes da USP e graduado na Faculdade de Educação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi professor e atua como autor de livros paradidáticos e didáticos, entre eles, a coleção Peacemakers.
• Renata Condi é doutora e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, pela PUC-SP. É professora, coordenadora e assessora em diferentes segmentos educacionais, além de autora e tradutora de diversas obras. É co-autora da coleção Peacemakers.
• Solange Petrosino é diretora acadêmica da Santillana Educação, graduada em Biologia e Pedagogia, com especialização em Saúde Pública com ênfase em educação, extensão universitária em Formação de professores e pós-graduada pela Faculdade de Saúde Pública da USP.
• Carina Escabora é mestre em Educação e Currículo, especialista em AEE (Atendimento Educacional Especializado), Psicopedagoga e Pedagoga. Vencedora dos prêmios: giz de ouro - 2011 e Professores do Brasil 2012. Atuou como professora, coordenadora e assessora pedagógica. Hoje atua no departamento pedagógico da Editora Moderna
• Luciana Freitas é docente da Faculdade de Educação da UFF. Lidera o Grupo de Pesquisa Discurso e Educação Linguística - DELIN. É autora de artigos e capítulos de livros, organizadora de obras acadêmicas e co-autora de obras didáticas, entre elas, a coleção Se liga na Língua Inglesa.
• Elzimar Costa é doutora em Letras Neolainas pela UFRJ e atua como professora titular na Faculdade de Letras da UFMG. Desenvolve projetos na área de Linguística Aplicada, com pesquisas e publicações relacionadas à formação de professores, à leitura, ao letramento crítico e à avaliação e produção de obras didáticas.
• Luiz Pimentel é mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Bacharel em Artes Cênicas, ator, dramaturgo, pesquisador e professor. É co-autor da coleção Se liga na Arte.
•Camila Bronizeski é Artista e professora de dança, em formação no Método Rolf de Integração Estrutural pela ISSI. Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela UFBA, bacharel em Dança pela Unicamp e licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela Unesp. Atuou como professora de Artes, como professora de dança e coordenadora artístico-pedagógica. Atualmente, é docente do curso Técnico em Dança da ETEC de Artes/CPS-SP.
• Liliane Garcez é mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP, psicóloga e administradora pública. Trabalhou em projetos internacionais para Unesco, Banco Mundial e Unicef. Desenvolve assessorias, consultorias e formação continuada em redes de ensino. É articulista da revista Educatrix.
Quer saber mais? Siga as redes sociais da Moderna.