A BNCC na prática 2022 chega à 5ª temporada com formações gratuitas e on-line para potencializar a educação brasileira. Junto com grandes especialistas, vamos mergulhar na BNCC e mapear possibilidades no dia a dia da escola e das redes de ensino para bater as metas e alcançar resultados significativos no IDEB.
Na nova temporada, os 10 webinars serão semanais! É menos tempo entre os debates para garantir a atuação efetiva e estimular a prática. Educadores e especialistas debatem semanalmente temas que articulam a BNCC com o IDEB.
E mais! Ao final do ciclo, quem assistir a todos os encontros recebe um certificado de participação com carga horária de 10h.
Lembre-se! As transmissões são ao vivo e gratuitas pelo nosso canal do Youtube!
Programação
Herbert Lima e Reynaldo Fernandes
Herbert Lima é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor da rede pública e diretor geral do Centro de Educação a Distância do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Desde 2017, é secretário da Educação de Sobral (CE).
Reynaldo Fernandes é Professor de Economia na Universidade de São Paulo (USP). Foi Membro do Conselho Nacional de Educação – CNE, Presidente do Inep (MEC) e Diretor Geral da Escola de Administração Fazendária (Ministério da Fazenda).
Na estreia da 5ª temporada, Reynaldo Fernandes, criador do IDEB, e Herbert Lima, atual Secretário de Educação do município de Sobral (CE), traçam um panorama sobre o IDEB. Conheça o histórico do maior indicador da educação brasileira.
CASE SOBRAL
Kleytton Halley e Luiz Miguel Garcia
Kleytton Halley é Secretário Executivo de ensino da secretaria municipal de educação de Teresina, especialista em atendimnento educacional
especializado, graduado em licenciatura plena em geograofia, professor da rede pública estadual do Maranhão.
Luiz Miguel Garcia é professor de educação básica com mais de 30 anos de sala de aula, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/ SP, doutor em Linguística Aplicada e pesquisador sobre formação crítica de professor.
Avaliação como ferramenta de gestão
No nosso 2º encontro, mergulhamos no universo das avaliações como recursos para planejar, construir estratégicas, implantar políticas bem-sucedidas, atualizar e revisar programas.Participação de Luiz Garcia, atual secretário da Educação de Sud Mennucci (SP) e presidente da Undime, e de Kleyton Santos, da rede municipal de Teresina, cidade com melhor conjunto de indicadores do Brasil – tema de um dos documentários da série Educação que Dá Certo, do Movimento Todos pela Educação.
CASE TERESINA (PI)
César Callegari
Cesar Callegari é Sociólogo e Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada. Foi Secretário de Educação Básica do MEC, Secretário de Educação do Município de São Paulo e membro Conselho Nacional de Educação onde presidiu a elaboração da BNCC.
Leila Carvalho Freire é graduada em Pedagogia pela Universidade da Amazônia, especialista em alfabetização pela PUC-MG e Mestre em Educação pela Universidade da Amazônia. É Secretária Municipal de Educação de Ananindeua (PA) e hoje desenvolve estudos sobre Gestão da Educação Pública pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal).
Nosso 3º encontro traz um desafio essencial da educação: manter o aluno na escola e garantir seu avanço ao longo das séries etapas. César Callegari, ex-secretário nacional da Educação Básica, e Leila Carvalho, Secretária Municipal de Ananindeua (PA) contam iniciativas e experiências reais que ajudaram a melhorar esses indicadores.
CASE ANANINDEUA (PA)
Regina Braz Rocha e Verônica Santos
Regina Braz Rocha é Especialista em Língua Portuguesa e em Neuropedagogia, Mestra e doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Foi professora em escolas públicas, particulares e projetos sociais.
Verônica Maria Santo é Mestra em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É coordenadora de Língua Portuguesa na SEMED Coruripe (AL) e está à frente de diversos projetos do município para a formação de professores e incentivo à leitura.
Nosso 4º encontro, vamos adentrar os resultados de aprendizagem de Língua Portuguesa no Brasil, que seguem muito abaixo do esperado. Regina Braz, especialista no tema, traz um painel geral da situação e a educadora Verônica Maria Silva dos Santos, nos inspira com a bem-sucedida experiência de Coruripe (AL). Como garantir o letramento e a alfabetização na idade certa?
CASE CORURIPE (AL)
Aroldo Alves e Ocimar Alavarse
Aroldo Alves é Especialista em Educação Matemática (UNIRP) e professor de Matemática nas redes pública e privada de ensino. Atualmente, é secretário adjunto de Educação do Município de Novo Horizonte (SP).
Ocimar Alavarse é Mestre e Doutor em Educação (USP). Foi coordenador pedagógico na Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME-SP). É professor na Faculdade de Educação da USP e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave).
Neste 5º encontro, o foco será a aprendizagem de Matemática. Nossos convidados, Ocimar Alavarse, especialista em Avaliação, e, Aroldo Alves, Secretário Adjunto de Novo Horizonte, vão mapear o desafio e compartilhar experiências reais e possíveis para transformar este cenário.
CASE NOVO HORIZONTE (SP)
Ivan Siqueira e Mozart Neves Ramos
Ivan Siqueira é Doutor em Letras pela FFLCH/USP. Foi professor da Educação Básica. É professor na ECA/USP e no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências na UFBA. Atualmente, é Membro do Conselho Nacional de Educação (CNE)
Mozart Neves Ramos é membro do Conselho Nacional de Educação e Titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da USP – Ribeirão Preto. Foi Secretário de Educação de Pernambuco, Presidente Executivo do Movimento Todos pela Educação e Diretor do Instituto Ayrton Senna.
IDEB no pós-pandemia: a recomposição da aprendizagem e a transformação da escola
No 6º episódio da nossa série de webinars sobre o IDEB, vamos lançar um olhar direto sobre as consequências da pandemia nos direitos de aprendizagem dos alunos da Educação Básica. Como fazer para garantir a aprendizagem do esperado para cada série e etapa? Para debater o tema, dos grandes especialistas e membros do Conselho Nacional de Educação: Mozart Neves Ramos e Ivan Siqueira.
Ana Elen Ferreira e João Paulo Araújo
Ana Elen Ferreira é Mestranda em Educação (FCU Flórida) e especializada em Gestão da Educação (Universidade de Brasília). É diretora do Centro de Ensino Fundamental 15 do Gama (DF) há 15 anos. Em sua gestão, a escola alcançou o melhor resultado no IDEB da categoria Anos Finais do Ensino Fundamental.
João Paulo de Araújo é graduado em História e diretor da Escola Estadual Dr. Pompílio Guimarães em Leopoldina (MG). É vencedor de inúmeros prêmios, entre eles, o 5° Prêmio Territórios (2021) e o Prêmio Educador Nota 10, ambos com o projeto Escola Fechada, Educação em Movimento.
Preparando a escola para aplicar a Prova Brasil: orientações passo a passo
O 7º encontro da nossa série entra de vez no universo escolar. Vamos entender como as escolas se preparam para a aplicação da Prova Brasil e como é possível construir um planejamento efetivo para garantir a qualidade do trabalho pedagógico. Para conhecer mais sobre essa preparação, convidamos os diretores de escola João Paulo de Araújo e Ana Helen Ferreira, diretores de escolas públicas, para contar como realizam esse trabalho prévio aos exames oficiais em suas instituições de ensino.
CASE GAMA (DF) E LEOPOLDINA (MG)
Patrícia de Almeida e Eliana Provenci
Patrícia de Almeida é Mestre e Doutora em Educação pela Unicamp. É pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e professora do Mestrado profissional em Educação do Unasp. Tem experiência em formação de professores e desenvolvimento e conhecimento profissional.
Eliana Provenci é graduada em Matemática e pós-graduada em Ensino da Matemática em Avaliações Externas. É chefe do Departamento de Acompanhamento Pedagógico, responsável pelos programas e projetos de Tutoria Pedagógica.
Formação de professores: por que é preciso melhorar?
Para o nosso 8º encontro, vamos abordar um tema essencial para as redes que querem potencializar seus resultados: a formação dos professores. A pesquisadora e especialista Patrícia de Almeida traz sugestões e evidências de boas práticas e iniciativas que garantiram a atualização docente.
CASE PARANÁ
Ernesto Faria e Gabriel Corrêa
Ernesto Faria é Diretor executivo do Iede e doutorando em Organização do Ensino e Formação de Professores na Universidade de Coimbra. Coordenou a criação e o desenvolvimento do portal QEdu. Coordena estudos sobre práticas e estratégias de escolas com bons resultados com alunos de baixo renda.
Gabriel Barreto Corrêa gerencia a área de Políticas Educacionais, pilar técnico de monitoramento público e produção de conhecimento do Todos. Doutorando em Administração Pública e mestre em economia, Gabriel é comprometido com a excelência técnica das publicações e análises do Todos e capitaneia os coordenadores de projetos e Núcleo de Inteligência..
Inclusão e equidade: caminhos possíveis
No nosso penúltimo encontro, recebemos dois grandes nomes da Educação brasileira: Ernesto Faria (IEDE) e Gabriel Côrrea (Todos pela Educação). Educação deve ser para todos, sem exceção, e isso não é simples. Vamos entender a desigualdade educacional brasileira e os caminhos possíveis para a democratização do acesso e da qualidade.
José María Avilés e Telma Vinha
José María Avilés é professor, gestor escolar e doutor em Psicologia pela Universidade de Valladolid (Espanha). Reconhecido como referência em estratégias de combate ao bullying e aos diferentes fenômenos que afetam a convivência escolar em todo o mundo.
Telma Vinha é doutora em Educação e professora da Faculdade de Educação da Unicamp. É especialista em pesquisas sobre convivência e clima escolar. Coordenadora do Grupo de Estudos “Ética, Diversidade e Democracia na Escola Pública” do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp.
Clima escolar e aprendizagem: possíveis conexões
Para finalizar a nossa 5ª temporada, os pesquisadores Telma Vinha e José María Avilés mostram a importância do clima escolar para a aprendizagem. Vamos explorar a convivência e a troca entre alunos como critérios essenciais para um projeto educativo de qualidade.